Quem tem medo de avião?

MEDO DE AVIÃOO

Por André Corredoura

Muita gente tem o sonho de conhecer outros lugares, diferentes culturas, rever amigos, fazer um curso, aprender uma língua estrangeira, trabalhar numa empresa multinacional ou ainda fazer um tratamento de saúde num centro de referência, etc.

Entretanto, estas pessoas têm no mínimo um impedimento grave, o desenvolvimento de uma fobia relacionada ao medo de voar. A aerofobia é um bloqueio sério, que atinge grande parte da população mundial.

Imagine você deixar de entrar na empresa dos teus sonhos, porque “infelizmente” teria que se deslocar para vários países ou Estados, num curto período de tempo. Ou ainda, não poder ir ao evento musical do ano, porque de carro seria muito cansativo e oneroso. Pior, deixar de procurar um especialista renomado e resolver um problema grave de saúde, porque teria de voar por umas 4 horas.

Esse medo, pânico, atinge pessoas e profissionais de várias áreas, gente famosa, cantores, políticos, personalidades, como Roger do Ultraje a Rigor, Zeca Pagodinho, Lula e até os falecidos Dominguinhos e arquiteto internacional Oscar Niemeyer já admitiram ser aerofóbicos, entre muitos outros. Como todos sabem, ou pelo menos já ouviram alguém dizer, seja um amigo ou jornalista, o avião é definitivamente o meio mais rápido e seguro de viajar.

Lá em cima, não existem tantos condutores, neste caso pilotos, irresponsáveis fazendo barbeiragem como aqui em baixo nas estradas. Também não existem engarrafamentos, choques e embriaguez como se vê no trânsito brasileiro. Fora isso tudo, os profissionais do ar são extremamente bem treinados, preparados para trabalharem da melhor forma e prestarem um serviço de qualidade e segurança. Mas, o interessante, assim como existem autoescolas especializadas para preparar e tirar o medo das pessoas, bem como clínicas de psicologia direcionadas a este tipo de paciente, podemos verificar em algumas cias aéreas programas voltados para minimizar e tratar da aerofobia.

A TAP – Cia Portuguesa de Aviação e a British Airways são bons exemplos disto. A primeira, a portuguesa tem um programa em parceria com a Unidade de Cuidados Integrados de Saúde do Grupo TAP (UCS), o Ganhar Asas e se destina a pessoas com as seguintes características:

 Para pessoas que nunca viajaram de avião; Para pessoas que já viajaram de avião, mas deixaram de voar pelo desconforto antes, durante e depois do voo;Para pessoas que costumam viajar, mas para quem é um esforço fazê-lo e também pelo desconforto que sentem durante os voos. A segunda, a British Arways, disponibiliza em seus voos um vídeo sobre dicas e instruções de voo, turbulências, técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, dados por um piloto para que os passageiros tenham uma ideia dos efeitos positivos do seu curso British Airways Flying with Confidence, onde assim como a TAP, visa através do tratamento desenvolvidos por psicólogos clínicos curar ou minimizar os efeitos da aerofobia. Portanto, podemos ver neste tipo de iniciativa um progresso em relação ao pânico de viajar de avião. Tomará que as cias aéreas brasileiras sigam e propaguem este exemplo, o que do ponto de vista econômico seria um achado. Sim, porque além de aumentar o número de passageiros, consequentemente acarretariaem mais voos, linhas e por fim a contratação de mais profissionais do ar, técnicos, pilotos, comissários, etc.

Outra dica interessante é o livro da psicóloga Elvira Gross, especializada em medo de avião, com o tema Avião – Viajar sem Medo, onde ela mostra técnicas utilizadas no tratamento da aerofobia.Para mais informações sobre os programas aqui citados e sobre o livro, podem entrar nos respectivos sites das cias.aéreas e da psicóloga.

Fontes:

http://www.tapportugal.com/Info/pt/SobreaTAP/ACompanhia/ProgramasTAP/ProgramaGanharAsas;

www.britishairways.com/;http://www.medodeaviao.com.br

André Corredoura é jornalista e professor ESM FAMA.

Você também vai gostar:

A arte não reproduz o que vemos, ela nos faz ver
A luz e o mundo

One comment on “Quem tem medo de avião?

  1. Rogério Peixoto disse:

    Opa! E seu eu disser que existe uma técnica, um método, que pode fazer com que você perca o medo de voar em poucas horas? Poucas mesmo, Eu digo que em aproximadamente duas horas, ou menos, você pode perder o medo de voar, e mais, ter até prazer em voar! Essa técnica existe e chama-se FEFT (Faster Emotionally Focused Transformations) Se quiser saber mais faça contato comigo pelo e-mail vidha.act@gmail.com Rogério Peixoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>