Missão: Professor; Identidade: Professor

401017-Novo-pisoPor: Jacqueline Souza

Há profissões dentre muitas que se confundem com a personalidade, por exemplo, a de professor. Na escola, chamam pelo seu nome? Não! No bairro? Não!

Quem é você? Professor!

Se aqueles aos quais participaram de sua vida como alunos, com o tempo irão esquecer o seu nome, mas lembrarão o que foi em suas vidas e quando encontrá-lo, chamá-lo-á de… Portanto, a profissão de professor não está somente ligada ao que se faz em sala de aula, mas no envolvimento social e interação de amor, inteligência e desprendimento, os quais serão levados por toda a vida.

Uma profissão que chega a ser Missão, porque quem leciona, faz realmente por amor. Precisa suportar, por amor, salário indigno, descaso e muita incompreensão de alguns, além das péssimas condições de trabalho.

Muitos colegas têm de ser pais, mães, psicólogos e gerenciadores de diversos conflitos em sala de aula, os quais, muitas vezes, não estão preparados para tais eventos.

Numa reunião no início do ano letivo, ouvi o seguinte depoimento: “minha mãe é muito feliz por ter dois filhos professores, entretanto minha filha não se sente orgulhosa disso.” Para todos nós, o testemunho nos deixou encabulados e tristes.

Talvez, você se pergunte por que estou me referindo ao professor desta maneira. Olhe para o seu passado e veja quais destes nobres seres que fizeram parte da sua estrada, gostaria de abraçar se tivesse oportunidade. Quantas coisas aprendeu, quantos países viajou e quantas fantasias criou?

Ensinar é um dom, pois exige paciência, atitude, compreensão e muito amor. É bem querer aquele que está ali na sua frente e encaminhá-lo para o mundo, com coragem e sabedoria.

Seu ofício se confunde com sua identidade, porque sempre levará consigo o título de professor.

Seu nome o tempo irá apagar, mas não quem você verdadeiramente foi e é: PROFESSOR!

Você também vai gostar:

Tudo pronto para A última volta do ponteiro
Pra você: o que é Política?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>