Mauricio- A história que não está no gibi

2Por Lorena Moura

Eu não sei vocês, mas eu sou completamente apaixonada pela Turma da Mônica. Foram essas tirinhas que me ajudaram a ser a leitora que sou hoje. Lembro que na minha infância a maior alegria era ver o carteiro chegando com um pacotinho de gibis da turminha. Sério! Nada me deixava mais feliz do que isso, nem os doces tinham esse poder ainda. A turma criada pelo Maurício de Sousa  acabou sendo o ponto de partida para o meu vício pelos livros.

Eu sempre me identifiquei com alguma característica dos personagens. Seja a bravura da Mônica, a comilança da Magali ou a leveza, ingenuidade, lealdade e coragem do Cebolinha e do Cascão. Eles foram meus melhores amigos e até hoje têm um espaço reservado no meu coração. Todo esse mundo mágico foi criado pelo Mauricio de Sousa, que ganhou agora uma biografia bem linda, “ Mauricio-A história que não está no gibi”.

O livro é dividido em 39 capítulos onde o Mauricio vai contando sua história que começa bem antes dele ter nascido, com a vida dos seus avós e pais. Ao longo da obra vamos acompanhando as etapas e dificuldades enfrentadas por ele ao longo de sua vida. Mauricio começou a trabalhar cedo para ajudar em casa e teve os mais variados tipos de trabalho, de datilógrafo a repórter policial, até finalmente se dedicar integralmente ao desenhos. Uma vida cheia de batalhas, como a da maioria dos brasileiros, mas que teve um destino com mais coisas para comemorar.

O livro tem uma leitura bem contínua e fácil. É como se estivéssemos em uma conversa com o próprio Maurício e vamos conhecendo aos poucos todos os detalhes da vida do cara que criou a Mônica e toda a sua turma. Muito legal mesmo! Gostei de ver também como surgiram os personagens e como eles tem alguma inspiração em uma pessoa real, como no caso do amigo do Maurício que falava de maneira “elada” e ainda por cima tinha os cabelo espetados. Isso lembra alguém para vocês? Hehehe

Eu já tinha ideia de todo o sucesso da turma, mas fiquei sabendo de outros dados, como que a Mauricio de Sousa Produções já vendeu mais de 1 bilhão de gibis e tem em seu portfólio quase 400 personagens. Além de mais de três mil produtos licenciados.

Acho que toda criança deve ser apresentada ao mundo fantástico dos gibis, é uma ótima forma de se começar a construir a formação de um leitor. O gibi é cheio de cores e diálogos mais curtos que acabam facilitando o entendimento dos pequenos. Eu sempre me pego pensando, como deve ser incrível para o Mauricio saber que fez parte da infância de várias gerações. E essa é uma tradição que quero seguir e passar para os filhos que um dia eu venha a ter. Boa leitura!

Lorena Moura- Jornalista

lorenamoura87@gmail.com

Você também vai gostar:

A obra- prima de Zafón
O livro mais real de Marian Keyes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>