Londres e seus enigmas

Londres e seus enigmasMagia e aventura policial são os ingredientes que dão o tom ao livro Enigmas de Londres. E esse é o primeiro da trilogia do autor londrino Ben Aaaronovich, que já trabalhou na TV como roteirista da série Doctor Who. Algumas pessoas chegaram a afirmar que este livro é como se Harry Potter( por causa da magia) tivesse crescido e tivesse se unido a um CSI que investiga as cenas de um crime, mas sinceramente não tem nenhuma semelhança. É um universo totalmente diferente.

 O nosso personagem principal é Peter Grant, um jovem policial que está descobrindo que Londres oferece muito mais do que apenas o Castelo da Rainha e o seu grande relógio. Londres também é povoado por seres que não são humanos. São  fantasmas, trolls, ninfas, vampiros e muitos outros moradores que vão aumentar os casos sobrenaturais que ocorrem por lá. Peter Grant tem o seu primeiro encontro com o mundo sobrenatural quando ao investigar uma cena de crime, ele descobre que a sua principal testemunha é um fantasma. E assim ele é transferido para uma unidade de polícia totalmente diferente, onde  vai aprender magia. Acompanhamos também o envolvimento de Peter e da sua colega Lesley May, que também é  policial e juntos vão  participar de muitas aventuras, além darem um certo tom romântico a obra. Porque nós merecemos um livro com romance. Isso faz bem a vida.

 O enrendo da obra é bem construído, mas também apresenta algumas falhas. Em alguns trechos eu me perdi. O autor deixa algumas lacunas que não são totalmente preenchidas.Achei o personagem principal um tanto tolinho também.  Em alguns momentos senti que ele tentava ser irônico ou fazer uma certa gracinha, mas que para mim não  tiveram tanto sucesso. Não sei se foi problema na tradução, que não teve a leveza de perceber uma forma para tentar adaptar a piada do inglês para o português, ou se realmente o humor londrino é bem diferente do nosso. O livro é diferente, mas eu não consegui me envolver 100% com ele. Faltou algo para prender o leitor, para fazer com que a pessoa que está lendo sinta falta dele caso tenha que parar a leitura em algum momento.

 Mas vale a pena a leitura. Porque cada livro tem algo a nos passar. E vem mais por ai, deve ser lançado ainda neste segundo semestre o novo livro da série. Eu como uma boa leitora, irei dar mais um crédito para essa série e agora já estou no aguardo da próxima obra.

 Lorena Moura – jornalista

lorenamoura87@gmail.com

Você também vai gostar:

Um caso CSI, só que agora no formato de livro
Harper Lee e seu novo fenômeno de vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>