O último da série de Jogos Vorazes

o ultimo da serie jogos vorazesPor Lorena Moura

A Principio vocês poderiam pensar que essa capa com um pássaro( o  tordo), que mais parece uma pomba da paz, e com o título  “Esperança” eu poderia estar fazendo uma resenha sobre  um livro de auto ajuda, no qual este texto  relataria os bons conselhos   de como se ter um ano perfeito. Mas não é sobre paz que fala essa obra.  Este é o terceiro e último livro da saga Jogos Vorazes, que conquistou milhares de leitores em todo o mundo e já  virou filme. Eu nunca me interessei em ler essa série. Acho que porque já tinha me viciado em outras e acabei não dando o devido crédito que merecia. Mas depois que vi o primeiro e segundo filme, descobri que não poderia ficar mais dois anos esperando o último filme para saber como iria acabar a história dos personagens principais, Katniss Everdeen, Peeta e Gale. E foi assim que começou a minha relação com essa série, depois que ela já tinha acabado.

Katniss sobreviveu a mais um dos Jogos Vorazes  (jogos onde os”tributos”,  pessoas, são escolhidas para representar o seu Distrito, em um jogo mortal onde o objetivo é matar pessoas para conseguir sair vivo desta verdadeira arena e torna-se um vitorioso) e ela já sobreviveu a dois destes e agora foi escolhida para ser o símbolo da revolução que tem o objetivo de acabar com a opressão imposta aos  Distritos pela Capital, comandada pelo presidente Snow.

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria  Katniss. E devo acrescentar também que é angustiante. Uma jovem de 18 anos, que perdeu o pai, que se voluntariou para ir aos jogos no lugar da irmã, que venceu o primeiro, e no segundo foi resgatada pelos rebeldes para se tornar o tordo de uma revolução. Não é uma vida normal de uma pessoa nessa idade. Katniss não consegue mais enxergar alegria em canto nenhum. Sua vida está marcada por sangue e mortes, que sempre vem á noite visita-la em seus pesadelos. A sua dupla Peeta, não conseguiu ser salvo pelos rebeldes e acabou nas mãos do presidente Snow, que o torturou o máximo até deixá-lo completamente modificado mentalmente. Gale entrou para o exército do Distrito 13 que está comandando a revolução. E sua relação que antes era de amor por Katniss vai ter várias reviravoltas durante o passar das páginas.  Será que os rebeldes irão derrubar a Capital? O que acontecerá com a nossa Katniss e seus dois “pretendentes”? Quem vai ganhar o coração da guerreira em chamas?

Ao assumir a sua missão como tordo de uma revolução, Katniss se verá metida em diversas situações de bastante estresse mental e físico.  É como se estivéssemos lendo um livro de um ex-combatente que voltou de uma guerra com muita história tensa e triste para contar. Mas a nossa heroína sofre em silêncio. E eu também sofri com a narração sofrida e também com as revelações de vida de outros vitoriosos. Os relatos da guerra são fortes, a forma como as vidas são tiradas também são. A cada nova perda, Katniss vai se fechando ainda mais para o mundo real. Ela só quer proteger sua mãe, irmã, Peeta e Gale.  As batalhas são duras. Mas como leitora senti falta de uma movimentação mais forte. Fiquei esperando pela grande batalha, que para mim não ocorreu direito.  Os personagens, todos eles evoluíram muito nesse livro.  A menina Katniss virou a cara da luta e promete não deixar a Capital e Snow em paz.

 ”Esperança” é um ótimo livro para leitura. Mas espero que não façam como eu que li primeiro o último livro. Leiam todos e na ordem certa. Para conhecer e se apaixonar ainda mais por essa história e seus personagens. Boa leitura!

 lorenamoura87@gmail.com

Você também vai gostar:

Uma leitura eletrizante
Uma criança e o nazismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>