As mulheres de um presídio brasileiro

RDgl97ltE_xD48EfvmuGQvmBofjjOwuprOs_HM9YBAwPor Lorena Moura

O livro resenhado desta semana, é uma obra forte, que apresenta mulheres reais em situações onde nenhum ser humano espera vivenciar. “Cadeia” é um livro narrado pela autora e professora universitária, Debora Diniz, que relata o que viu e ouviu em um presídio feminino, no Distrito Federal. Foram seis meses convivendo com aproximadamente setecentas mulheres que foram privadas do direito a liberdade por algum ato infracionáriuo que cometeram, na sua grande maioria furtos e associação com tráfico de drogas.

A obra não se encaixa em um formato pré-estabelecido de denúncia ou livro reportagem. É uma obra aberta onde várias histórias são contadas, e ao passar das páginas momentos de sofrimento vão se misturando com uma realidade cruel e triste que atinge muitos grupos marginalizados da sociedade. O livro não se trata da realidade de um presídio brasileiro, mas sim das histórias e das pessoas que compõe o lugar.

São histórias inquietantes, que nos apresentam mulheres surpreendentes, marcadas por erros e muitas vezes arrependimentos. São pessoas reais que agora cumprem pena em um sistema carcerário que só castiga e ensina coisas ruins, ao invés de reeducar e preparar o preso para uma nova vida. O livro ganha um peso de importância muito grande, porque é real, e acontece diariamente em todos os presídios brasileiros. São histórias que se misturam, que ganham força a partir da vida de cada um, com suas diferenças de realidade e personalidade. E como não poderia ser diferente, a obra também aborda vários problemas sociais, Direitos Humanos, drogas, desigualdades, questões de raça e gênero. Uma boa pedida para quem pretende ler um livro forte, real e impactante. Boa leitura!

Lorena Moura-Jornalista
lorenamoura87@gmail.com

Você também vai gostar:

O novo romance de Umberto Eco
O difícil processo da criatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>